\blog

Daniela Maura Ribeiro, professora do curso  “Arte Conceitual nos anos 1970” indica conteúdos para quem quer conhecer mais do trabalho dos artistas abordados nas aulas.

Em setembro, na programação de cursos #b_arcoemcasa, a pesquisadora e professora Daniela Maura Ribeiro apresenta o curso “Arte Conceitual nos anos 1970”, em que irá propor uma reflexão sobre a arte conceitual no Brasil a partir das produções de Regina Silveira e Julio Plaza. Os dois grandes nomes desta vertente artística marcaram a produção brasileira e terão suas poéticas, trajetórias e trabalhos explorados no curso online.

Para os(as) interessados(as) no assunto, a professora Daniela preparou algumas indicações essenciais, confira abaixo:

capa da Revista Intelligere, n. 11, jul. 2021

O artigo “Regina Silveira e Julio Plaza: agentes da arte conceitual brasileira”, publicado na Revista Intelligere, n. 11, jul. 2021, da própria professora Daniela Maura Ribeiro, que apresenta o tema de seu pós-doutorado em desenvolvimento no Instituto de Artes da Unesp, da onde decorre a pesquisa que ela irá apresentar nas aulas. 

Convite Exposição “Regina Silveira – Outros paradoxos” no MAC-USP

 

A exposição “Regina Silveira: Outros Paradoxos”, em cartaz até 03 de julho de 2022, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP, que inclui obras da artista dos anos 1970, do período conceitual, algumas das quais serão comentadas no curso.

Vídeo “Julio Plaza, o poético e o político”, disponível no Canal do YouTube  da Fundação Vera Chaves Barcellos, complemento ao livro “Julio Plaza Poética | Política”, organizado por Vera Chaves Barcellos (Fundação Vera Chaves Barcellos, 2013), que traz textos de diversos autores, como Cristina Freire, Ignacio Gómez de Liãno, Regina Silveira, Vera Chaves Barcellos, Augusto de Campos e Alexandre Dias Ramos, enfocando diferentes aspectos da trajetória de Julio Plaza, inclusive sua atuação como artista conceitual.

Vídeos de Regina Silveira e Julio Plaza, que serão discutidos no curso, disponíveis no site da exposição virtual Vídeo_MAC , com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, que contém também vídeos de outros artistas.

As inscrições para o curso “Arte Conceitual nos anos 1970”, com Daniela Maura Ribeiro, estão abertas! Clique aqui para garantir sua participação.

*A imagem em destaque no post é uma imagem da obra de Regina Silveira: Serigrafia do álbum 15 Laberintos, 1971. Serigrafia sobre papel, 39 cm x 45,5 cm. Coleção Regina Silveira. Fonte: Cortesia da artista, disponível em www.reginasilveira.com