\blog

Livros, fotografias e filmes que inspiram o trabalho com figurino que será abordado no curso “A Criação do Figurino em Cinema e Séries de TV” 

Em outubro, Verônica Julian, uma das figurinistas mais experientes do mercado audiovisual, irá compartilhar seus conhecimentos no curso online A Criação do Figurino em Cinema e Séries de TV”. As aulas irão abordar todo o processo de elaboração do figurino para cinema e séries de TV, desde a primeira leitura do roteiro, o despertar de um olhar artístico, a criação de personagens, o diálogo com a direção de arte, até a decupagem e execução dos figurinos de elenco e também figuração.

Verônica compartilhou com o blog do b_arco  algumas das referências e inspirações que têm para seu trabalho, confira abaixo:

“O Espírito das Roupas – a moda no séc. XIX” de Gilda de Mello e Souza

Leitura razoavelmente fácil, trata não apenas como se vestiam, mas também dos modos e costumes da época.

“Patterns of Fashion” de Janet Arnold

Este livro é um pouco difícil de conseguir, mas é ótimo para entender como as roupas eram feitas e as soluções de modelagem de cada época. Mostra as roupas fotografadas do avesso e conta com desenhos das modelagens. 

Vivian Maier, fotógrafa

Vivian Maier foi governanta nos EUA durante toda a sua vida praticamente e fotografava muito, em toda oportunidade de folga ou passeios pelas ruas de NY e Chicago. Ela tinha um olhar especial voltado para o que é simples e cotidiano na vida americana, por isso suas fotografias registram de forma bastante real as roupas e costumes da primeira metade do séc XX. 

Maureen Bisilliat,  fotógrafa 

Nascida na Inglaterra e naturalizada no Brasil, Maureen produziu uma extensa pesquisa da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Alguns de seus trabalhos registram celebrações religiosas e festas populares, como o reisado, bumba-meu-boi e outras, que trazem elementos importantes da vestimenta brasileira em suas imagens.

Filmes

“Terra em Transe” direção Glauber Rocha, 

com Paulo Autran, Jardel Filho, Glauce Rocha  

Figurino por Paulo Gil Soares, Guilherme Guimarães e Clovis Bornay

 

“Drácula de Bram Stoker”, dirigido por Francis Ford Coppola  

A Figurinista é a Eiko Ishioka, que ganhou o Oscar Melhor figurino por este trabalho

 

“A Falecida”, dirigido por Leon Hirszman, 

Com Fernanda Monte Negro 

Direção De arte  Régis Monteiro

 

“São Paulo S/A”, direção de Luís Sérgio Person 

com Eva Wilma , Walmor Chagas, Ana Esmeralda

Direção de  arte Jean Laffront e Figurino por Confecções Tomaso 

“Selma: Uma Luta Pela Igualdade”, dirigido por Ava DuVernay 

Figurino Ruth E. Carther, ganhadora do Oscar de melhor figurino por “Pantera Negra”