\blog

Joaquim Castro, um dos montadores do aclamado “Olho Nu”, que retoma a trajetória de Ney Matogrosso, é um dos convidados do curso “Documentário para Cinema e TV”, que começa em março no b_arco.

No curso, Joaquim irá falar sobre o processo de criação e montagem neste gênero cinematográfico.

Joaquim no Oscar 2020
Joaquim no Oscar 2020 

Joaquim Castro é diretor e experiente montador de documentários, trabalhou com os mais inventivos diretores do Brasil. Seu primeiro longa como diretor foi “Dominguinhos” com o qual ganhou o prêmio de Júri Popular de melhor Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2015. Em 2019 finaliza seu segundo longa metragem como diretor chamado “Teatro Oficina – Uzyna de Desejos”, no mesmo ano em que finaliza o processo de montagem e desenho de som do filme “Democracia em Vertigem”. Além disso, trabalhou em premiados filmes sobre seminais músicos brasileiros como, Jards Macalé, Benjamin Taubkin, Maria Bethânia, entre outros. Com o cineasta Sergio Bernardes montou e desenhou o som de “Tamboro – Para Todos Sem Excessão”. Com a diretora Paula Gaitán colaborou na montagem do longa “Exilados do Vulcão”. Montou também o premiado “Terras” (2009) de Maya Da-Rin.

“Olho Nu”, que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney Matogrosso, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, “Olho Nu” revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia seu repertório, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.

Confira, abaixo, a entrevista exclusiva que Ney concedeu à Simone Zuccolotto para o Canal Brasil, onde fala sobre o filme:

Mais informações e inscrições na página do curso aqui.

De 11 de março a 20 de maio de 2020 quartas, das 19h30 às 22h30
Onde: @b_arco

barco.art.br
B_arco Centro Cultural
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo