No curso “Documentário de Criação”, ministrado pelo cineasta, pesquisador e autor de premiados ensaios documentais Joel Pizzini, os alunos são convidados a uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, passando por seus limites e possibilidades. Ao abordar algumas de suas vertentes contemporâneas como o filme-ensaio, o cinema de não-ficção e de autoficção, Joel apresenta uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual.

Dentre seus trabalhos mais expressivos, Joel Pizzini foi o responsável pelo filme-ensaio “Olho Nu”, que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney Matogrosso, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, “Olho Nu” revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia seu repertório, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.

Confira, abaixo, a entrevista exclusiva que Ney concedeu à Simone Zuccolotto para o Canal Brasil, onde fala sobre como foi trabalhar com Joel Pizzini:

Para mais informações sobre o curso e realizar sua inscrição, clique aqui.

Documentário de Criação – O Real Imaginado
De 27 a 31 de janeiro de 2020
Segunda a sexta, das 19h às 22h30

b_arco
Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo
Próximo da estação Fradique Coutinho do Metrô
Estacionamento ao lado

Fechar Menu