\blog

Professora Carla Cristina Garcia indica bibliografia com livros essenciais para entender a relação entre mulheres e moda, que será abordada em seu curso

O curso “Moda, Mulher e Liberdade” ministrado pela professora Carla Cristina Garcia pretende refletir sobre a importância de iniciativas de moda inclusiva na ressignificação do papel da mulher, em sua constante luta contra estruturas de poder patriarcal e heteronormativo, bem como as relações entre moda e feminismo.

Para se preparar para as reflexões do curso, a professora preparou a indicação de quatro livros que são essenciais para compreender a relação entre mulheres e a moda, pensando questões sociais, de identidade e articulações com o feminismo. Confira abaixo:

  1. BAGGIO, Adriana Tulio. Saia ou calça? Construção publicitária de papéis sociais femininos por meio da roupa. 10º Colóquio de moda – 7ª Edição Internacional. 1º Congresso brasileiro de iniciação científica em design e moda. 2014.
  2. CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade de roupas. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.
  3. FREYRE, Gilberto. Modos de homem e modas de mulher. São Paulo: Global, 2009.
  4. JOAQUIM, J.T, & MESQUITA, C. Rupturas do vestir: articulações entre moda e feminismo. In: Anais do 1. Design, Arte, Moda e Tecnologia (p. 15–58). São Paulo, 2012.