Na próxima semana, o b_arco irá realizar em parceria com o CIVI-CO, o curso online “Introdução ao Empreendedorismo Social” ministrado por Ana Luiza Prudente. O curso sobre Empreendedorismo Social traz uma visão geral sobre o ecossistema dos negócios de impacto. O conteúdo foi elaborado para aqueles que querem começar uma jornada empreendedora e/ou para as pessoas e profissionais que têm interesse nos temas relacionados à inovação social.
Para preparar os interessados para as discussões propostas no curso, Ana Luiza preparou uma série de indicações de materiais sobre negócio de impacto social! Confira a lista completa abaixo:
Documentários:
“Um Novo Capitalismo” (Netflix)
O longa-metragem, produzido pela Talk Filmes e pela Dois e Meio Inteligência em Negócios Sociais, conta a história de cinco empreendedores sociais do Brasil, da Índia e do México. Negócios bem-sucedidos que geraram impacto social e constituem uma aposta nos próprios mecanismos de mercado para vencer a desigualdade social e problemas como acesso à saúde, moradia, educação de qualidade e renda.
“Real Value” (Youtube)
Trata-se de um premiado documentário de economia, que traz uma reflexão sobre como as empresas podem ser usadas para criar valor além do lucro. O filme conecta histórias motivacionais de empreendedores sociais que trabalham na agricultura, vestuário, seguros e biocombustíveis, mas também traz um diferencial: a explicação científica cativante por trás de nossa percepção de valor, explicada pelo renomado professor de psicologia e economia comportamental Dan Ariely.
Quem se importa (Vimeo)
Dirigido pela brasileira Mara Mourão, o longa-metragem foi filmado em sete países diferentes: Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. Foi um dos primeiros filmes a contar a história de empreendedores sociais, e mostrar como esse movimento tem o potencial de resolver problemas da sociedade.
Livros:
“Criando um Negócio Social”
Neste livro Muhammed Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e pai do microcrédito e dos negócios sociais, expõe o modelo de negócio social, que busca resolver problemas socioambientais com soluções de mercado. O livro oferece conselhos a quem deseja atuar no setor e criar seus próprios negócios, além de refletir sobre a necessidade de políticas públicas para esse tipo de empreendimento.
“Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil – como empreender, financiar e apoiar”
Leitura fundamental para quem deseja conhecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil e se orientar na jornada empreendedora no setor.
O livro é composto por conteúdos produzidos por quem está imerso no dia-a-dia do meio – empreendedores, investidores, acadêmicos e outros apoiadores. Foi organizado por Edgard Barki (Fundação Getúlio Vargas), Graziella Maria Comini (Universidade de São Paulo) e Haroldo da Gama Torres (Berlim Consultoria) e lançado pela Editora FGV, com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) como parte das comemorações pelos 20 anos de sua fundação. Disponível gratuitamente aqui.