\blog

Com curadoria do jornal, assuntos contemporâneos são abordados em aulas virtuais dirigidas a quem busca ampliar seu repertório e repensar a trajetória profissional

A partir de setembro, o Nexo e o Centro Cultural b_arco passam a oferecer cursos sobre assuntos diversos, dirigidos a pessoas que queiram ampliar seu repertório e refletir sobre temas fundamentais, seja para repensar sua trajetória profissional ou para participar do debate contemporâneo.

Oferecidos na plataforma b_arco, os cursos são gravados e podem ser acompanhados de forma assíncrona. Um material didático com as referências bibliográficas e exercícios fazem parte do programa e um certificado é fornecido a quem concluir todas as aulas. Os professores ficam disponíveis para tirar dúvidas por meio de um fórum de discussão na plataforma, onde os alunos também podem interagir entre si.

A parceria soma a experiência do Centro Cultural b_arco, em oferecer cursos online de diferentes temáticas, ao histórico do Nexo, de mapear temas relevantes e pessoas que estão inovando em seus campos e que possam oferecer uma reflexão sobre o mundo atual.

Em 2018, o jornal lançou a Escola N, um espaço de formação, reflexão e debate, em que o público em geral podia assistir a cursos livres na redação do Nexo em São Paulo. A escola interrompeu suas atividades durante a pandemia. Com a parceria com o b_arco, os cursos da escola voltam a ser oferecidos, agora de forma virtual.

“O Nexo tem em seu DNA essa capacidade de identificar pessoas que trazem ideias e estimulam novas reflexões que nos ajudam a pensar sobre o nosso papel como cidadãos. Nesta parceria, aliamos esse olhar curatorial do jornal à bem-sucedida experiência do b_arco em cursos virtuais, para oferecer formações para quem quer repensar sua trajetória profissional ou apenas ‘pensar fora da caixa’”, diz Marina Menezes, head de relações institucionais do grupo do Nexo.

Para Gabriel Pinheiro, diretor-geral do b_arco, a parceria com o Nexo está alinhada com a missão do centro cultural: “acreditamos que a articulação entre as questões fundamentais ligadas à sociedade, arte e cultura possa promover um avanço significativo na capacidade artística e intelectual de indivíduos e de coletivos e, sobretudo, contribuir com a formação de um sujeito que seja capaz de se envolver e pensar o mundo em que vivemos”.

O b_arco já é reconhecido pelos cursos no campo do audiovisual. A plataforma b_arco oferece formações como os cursos de roteiro para filmes e séries com o diretor Jorge Furtado, sobre história visual do Brasil, com Lilia Schwarcz, professora da USP (Universidade de São Paulo) e colunista do Nexo, além do curso de montagem de filmes com Daniel Rezende.

No lançamento da parceria entre b_arco e Nexo, está sendo oferecido o curso “Teorias de Mudança: a boa gestão de iniciativas sociais” ministrado por Rogério Silva. As aulas abordam ferramentas capazes de melhorar o desenho de programas e projetos sociais e ambientais e são dirigidas a quem busca ampliar sua capacidade de pensar estrategicamente, de desenhar e implementar bons programas e serviços para a sociedade. O curso também conta com o apoio institucional da Pacto, consultoria que atua para produzir culturas organizacionais regenerativas.

O próximo curso a ser lançado na parceria é sobre ciência de dados e infografia, ministrado por Gabriel Zanlorenssi, editor de gráficos do Nexo.