Gisela Castro é Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, pós doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London, com supervisão de Mike Featherstone e bolsa Fapesp. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo. Graduação em Psicologia (UFRJ,1980), Complementação Pedagógica (Universidade Santa Úrsula, 1984), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ, 1998, 2003). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo; tendo exercido o cargo de Coordenadora (2009 a 2011) e Coordenadora Adjunta (2006 a 2008). É líder do GRUSCCO – Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo, coordena o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade no COMUNICON – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo e integra a coordenação colegiada da DTI 5 – Comunicação e Identidades Culturais no Congresso Ibercom. Associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Foi editora da revista Comunicação, Mídia e Consumo (2006 a 2014). Integrou a Diretoria da COMPÓS (gestão 2017-2019) e da ASSIBERCOM (Associação Iberoamericana de Comunicação, gestão 2015-2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e consumo, produção de subjetividades, modos de sociabilidade, cibercultura, entretenimento, envelhecimento e longevidade, o coaching midiático das subjetividades.