Paulo Nogueira

Paulo Nogueira

Paulo Nogueira nasceu em São Paulo, onde estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP. Viveu na Europa (Portugal, Inglaterra e Noruega) mais de 20 anos , trabalhando como crítico literário e jornalista cultural em algumas das principais publicações portuguesas. Como ficcionista, publicou oito romances, todos lançados originalmente por editoras europeias.

Restabeleceu-se no Brasil (São Paulo) em 2012, desde então dando aulas de literatura, escrita criativa e narrativas de ficção em centros culturais e fundações.

Mantém intensa atividade como crítico literário e escreve regularmente sobre temas culturais para várias publicações brasileiras: as revistas Piauí, Pessoa e Época, e o blog do Instituto Moreira Salles. Desde julho de 2017, é o principal crítico literário do Estadão.

Entrevistou autores consagrados como Umberto Eco, Christopher Hitchens, Alice Munro, José Saramago, Haruki Murakami, Arundatj Roy, Javier Cercas, Antônio Lobo Antunes, entre outros.

Também traduziu ficção e não ficção, entre eles a obra Mil e Um Livros que Você Deve Ler Antes de Morrer, para a qual escreveu verbetes sobre autores brasileiros e portugueses, e o romance Go Down, Moses, de William Faulkner, para a editora Cosac Nayf.

Em 2014, foi publicada a edição brasileira de seu romance mais recente, O Amor é Um Lugar Comum, que chegou ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos em Portugal, e esgotou a primeira edição brasileira. Neste momento, está terminando um novo romance (de 600 páginas), sua primeira obra a ser publicada originalmente no Brasil.

Em 2018, Paulo Nogueira foi um dos jurados do Oceanos, atualmente o mais importante prêmio literário que contempla autores em língua portuguesa.

Eventos nos quais esta pessoa está envolvida:

Fechar Menu
Close Panel