\blog

Cineasta Joel Pizzini compartilha as referências para o curso que irá ministrar sobre dramaturgia documental e narrativas de não-ficção

Na próxima semana, o b_arco tem o prazer de promover o curso online Dramaturgia Documental – Roteiros da Não-Ficção” com o cineasta Joel Pizzini! Neste curso, Joel irá expor e promover discussões sobre o advento da dramaturgia documental, como estratégia de linguagem significante na expressão audiovisual contemporânea.

Durante o curso serão tratadas todas as etapas de pesquisa histórica, de linguagem, concepção estética, filmagem e finalização da  produção de caráter “ não-ficcional”,  que parte de alternativas inventivas em todo o processo de realização de um filme. Para aprofundar estas discussões, Joel Pizzini irá apresentar algumas referências de filmes de autores referências como Agnès Varda, Johan Van der Keuken, Glauber, Chris Marker,  Godard, entre outros. Algumas destas referências de filmes estão disponíveis online e o blog do b_arco as indica abaixo, para quem está interessado em iniciar as reflexões sobre dramaturgia documental e narrativas de não-ficção, propostas no curso. Aproveite para garantir sua vaga neste curso exclusivo, clicando aqui.

 

Hands of Bresson

Hands of Bresson from kogonada on Vimeo.

 

Ulysse – Agnes Varda

Ulysse (Agnès Varda, 1982)-384p from Juan C. Gargiulo on Vimeo.

 

Iracema – Uma Transa Amazônica

 

Di – Glauber

 

Martin Arnold – Passagem A Lacte

 

Peter Tscherkassy – Outer Space

10 Mandamentos de Herzog

Disponível em https://revistausina.com/29-edicao/os-10-mandamentos-de-werner-herzog/

 

14 Mandamentos de Alberto Cavalcanti

Disponível em https://blogdoims.com.br/um-criador-brasileiro-por-jose-carlos-avellar/