\blog

Uma lista de séries contemporâneas que dizem muito sobre o trabalho da coordenação de pós-produção, tema que será abordado em curso online do b_arco!

A pós-produção está envolvida em todas as produções audiovisuais, independente da série ou filme ter grandes efeitos visuais, como é comum pensarmos. Tudo começa com o planejamento, e a função da coordenação de pós-produção já está neste início de qualquer produto audiovisual. Mas alguns tipos de produção demandam ainda mais deste trabalho e é isso que inspirou a professora do curso A Coordenação de Pós-produção Audiovisual – Workflow”, Aninha Gonçalves a preparar esta lista de indicações de séries para o blog do b_arco! 

No curso que acontece ainda em julho, Aninha Gonçalves abordará todas as etapas de Pós-produção e em como esse(a) profissional atuará, passando por todas as fases de um projeto, o desenvolvimento, pré-produção, produção e pós-produção. Com 14 anos de carreira, Aninha coordenou mais de 50 projetos, incluindo séries originais brasileiras da Netflix como: 3%, Onisciente, Nasce uma Rainha, Elize – Era uma Vez um Crime, Temporada de Verão entre outros. 

Confira abaixo as dicas da professora, junto aos seus comentários sobre cada série:

Euphoria – HBO

Uma série teen, voltada a um público mais jovem, mas que conquistou o mundo. A série tem uma fotografia impecável, assim como um desenho de produção muito bacana! Uma curiosidade interessante é que a segunda temporada foi gravada em filme 35mm, ou seja, em película. Isso gera um trabalho bastante interessante para a pós-produção, algo que vem acontecendo internacionalmente e agora no Brasil também está voltando. 

 

Manhãs de Setembro – Amazon Prime

Uma série extremamente importante por abordar a  temática LGBTQIA+, de forma muito sensível e delicada. A série conta com uma fotografia ótima e uma correção de cor impressionante!

 

The Morning Show – Apple +

Uma grande produção da Apple, com um grande elenco! Trata-se do contexto do movimento #metoo nos EUA, o que, mesmo tendo o foco na televisão na série, também impactou o mercado audiovisual. Além da temática relevante, a série também mostra bastidores de um programa de TV, o que é ótimo para quem quer entender como as coisas funcionam por trás das câmeras.

 

The Umbrella Academy – Netflix

Considero uma série impecável em termos de efeitos especiais e narrativa. A primeira temporada é muito boa, já a segunda temporada é excepcional nos efeitos especiais! Vale a pena procurar o making of, pois o trabalho feito é impressionante. No curso “A Coordenação de Pós-produção Audiovisual”, irei abordar bastante efeitos especiais e esse é um exemplo de sucesso.

 

Cidade Invisível – Netflix 

A série é um case da Netflix atualmente, em termos de efeitos especiais. Uma produção brasileira que foi realizada por alguns dos melhores profissionais do mercado audiovisual de nosso país, muitos de meus colegas, e que com certeza será mencionada no curso!

 

Normal People – Hulu

É uma série mais simples em termos de pós-produção, mas tem um roteiro ótimo e uma história muito boa! Na correção de cor, tem uma tristeza e melancolia bem interessante, por isso quis indicar.

 

Temporada de Verão – Netflix

Uma série que eu mesma fiz a pós-produção com a Netflix em 2021, onde ambientamos a praia dentro de um estúdio através de virtual production. Foram usados painéis de led que simularam a praia para o cenário, vale a pena conferir!

 

The Mandalorian – Disney (ver making of tb)

A série conta com muitos cenários virtuais, também utilizando painéis de led. É bastante interessante, além de assistir a série, conferir os making of da Disney e ver como era essa produção no set!

 

La Casa de Papel – Netflix  (ver making of tb)

A última temporada é essencialmente tiro, porrada e bomba! Muitas cenas de ação acontecem e, portanto, são aplicados muitos efeitos práticos misturados com pós-produção. Vale a pena conferir, atentando a estes efeitos elaborados.