\blog

A professora do curso “A Produção Executiva no Audiovisual” recomendou suas séries favoritas, considerando o trabalho importante e invisível que a produção faz no audiovisual!

Em maio, a produtora executiva Carolina Scalice, irá ministrar um curso dedicado às principais funções da produção executiva audiovisual. Nas aulas, Carol irá demonstrar detalhes da rotina de trabalho, processos, a relação com profissionais de outros departamentos e com a equipe executiva, orçamento, decupagem e todas as demais fases da cadeia produtiva de um projeto.

Essa função imprescindível para a realização de qualquer produção audiovisual, acaba muitas vezes ficando invisibilizada ou sendo incompreendida. Então, afinal, o que a produção executiva faz? Carol explica abaixo e também dá as suas principais recomendações de séries, comentando o trabalho de produção em cada uma delas! Confira:

Na grande maioria das vezes, a produção executiva se  trata de um trabalho não palpável, não visual. Mas o trabalho da produção executiva acontece quando pensamos na direção, na fotografia, na arte, figurino, é um trabalho que permeia todos os departamentos mas que acaba ficando “invisível” aos olhos do espectador.

Então bora levantar alguns pontos das séries a seguir pensando como produtor/a executivo/a? 

Séries que eu assisti recentemente e/ou são das minhas preferidas:

WE CRASHED (Apple TV) – Estrelada por Anne Hathaway (maravilhooooosa!) e Jared Leto, a série de 8 episódios retrata a ascensão e a queda do empreendimento WeWork e também a história do fundador Adam Neumann e sua esposa, Rebekah Neumann. Com último episódio em 22 de abril, trata-se de uma série contemporânea (retratando meados de 2010 até 2017 aprox.). Apesar de ter uma locação recorrente em quase todos os episódios (a sede da WeWork), é uma série de muitas locações e viagens, com grandes eventos acontecendo entre os episódios, que encarecem o orçamento de produção. ATENÇÃO: logística e planejamento de produção (viagens e locações), licenciamento musical.
WeCrashed — Official Teaser | Apple TV+ - YouTube
CIDADE INVISÍVEL (Netflix) – A 1a temporada foi um sucesso de público no Brasil e no mundo. Criada por Carlos Saldanha (sim, ele mesmo, diretor de A Era do Gelo e Rio, animações de sucesso mundial), a 2a temporada está sendo filmada entre SP e Belém. Uma série nacional mostrando diversos personagens do folclore brasileiro com alto investimento na pós produção. Ótima série para entendermos a relação da produção executiva com a pós.
ATENÇÃO: logística e planejamento de produção (frentes em 2 Estados), efeitos visuais.
Netflix divulga trailer de 'Cidade invisível', série com Marco Pigossi
IRMANDADE (Netflix) – Série nacional que tem 2a temporada marcada para estrear em maio deste ano. A 1a temporada foi filmada em uma ala desativada de um presídio ativo em Curitiba e isso por si só já um fator muito interessante para assistir a série! Bem roteirizada, uma locação incrível e eventos significativos nos episódios dão muito valor e produção à série.
ATENÇÃO: logística e planejamento de produção (onde filmar uma prisão?), direção de arte.
Crítica Irmandade

 

THE MORNING SHOW (Apple TV) – Terminei a 2a temporada recentemente apesar dela ter sido lançada no 2o semestre de 2021. Mostrando os bastidores de um jornal matinal diário, a série foi pensada para ser filmada quase que o tempo todo em estúdio (no estúdio do telejornal ficcional e nos seus corredores de base de produção) e tratando de temas muito atuais: abuso moral e sexual, saúde mental, cancelamento… a produção investe pesado na construção de cenário e entrega uma série incrível com episódios muito bem escritos.
ATENÇÃO: roteiro x produção, construção de cenários.
The Morning Show - 1ª Temporada - Pop with Popcorn

Para saber mais sobre o tema, inscreva-se no curso “A Produção Executiva no Audiovisual”!