\blog

A professora do curso “A Produção Executiva no Audiovisual” recomendou suas séries favoritas, considerando o trabalho importante e invisível que a produção faz no audiovisual!

Na próxima semana, a produtora executiva Carolina Scalice, irá ministrar um curso dedicado às principais funções da produção executiva audiovisual. Nas aulas, Carol irá demonstrar detalhes da rotina de trabalho, processos, a relação com profissionais de outros departamentos e com a equipe executiva, orçamento, decupagem e todas as demais fases da cadeia produtiva de um projeto.

Essa função imprescindível para a realização de qualquer produção audiovisual, acaba muitas vezes ficando invisibilizada ou sendo incompreendida. Então, afinal, o que a produção executiva faz? Carol explica abaixo e também dá as suas principais recomendações de séries, comentando o trabalho de produção em cada uma delas! Confira:

Na grande maioria das vezes, a produção executiva se  trata de um trabalho não palpável, não visual. Mas o trabalho da produção executiva acontece quando pensamos na direção, na fotografia, na arte, figurino, é um trabalho que permeia todos os departamentos mas que acaba ficando “invisível” aos olhos do espectador.

Então bora levantar alguns pontos das séries a seguir pensando como produtor/a executivo/a? 

Séries que eu assisti recentemente e/ou são das minhas preferidas:

SUCCESSION (HBO) – Uma aula de roteiro, personagens potentes e atuações incríveis e, CLARO, uma produção impecável (o sonho de todo produtor é fazer uma série que tenha dinheiro, sem apertos!). 

A 3ª temporada acabou de estrear e promete outra temporada com roteiros incríveis… você sabe como a produção executiva se relaciona com os roteiristas? 

ROUND 6 (Netflix) – Outra série com investimento alto e que reflete o valor na tela: fotografia e direção de arte lindíssimas e grandiosas, roteiro, elenco e atuações impactantes, não é toa que está sendo a série mais assistida no mundo.

A série mais vista no mundo inteiro é cheia de efeitos especiais. Como acontece este estudo e alinhamento de efeitos necessários ao projeto entre direção/ executiva/ arte/ pós produção?

SEX EDUCATION (Netflix) – Comédia dramática incrível, elenco perfeito-zero-defeitos, e uma produção boa para fazer uma análise técnica e entender o pensamento de produção, locações fixas, eventos, um ótimo e gostoso estudo 😉

Se você ainda não assistiu, talvez não saiba que esta é uma série permeada de músicas em todos os episódios, desde as originais criadas especialmente para a obra, e outras licenciadas. Onde e como a produção executiva entra nesta história de trilha sonora?

LOST (Amazon): Acho que das primeiras séries a trazer a temática das teorias mundialmente. Uma produção gigantesca: gravar em uma ilha, muitos flash backs, muitos núcleos e personagens, deu um belo trabalho de produzir, com certeza. 

Uma questão importante e quantitativa que trago aqui é justamente a de CONTRATAÇÃO DE ELENCO, a negociação de contrato e cachê, o relacionamento com agente/ ator. Com a quantidade de elenco envolvida (protagonistas, secundários, apoio, figuração), vamos analisar o trabalho da produção executiva neste item tão importante para uma produção.

CONFISSÕES DE ADOLESCENTES: Estou falando daquela que permeou minha adolescência, na TV Cultura, de 1994 a 1996. Além de trazer questões que diziam muito, tudo a minha vida, foi ela quem me fez pesquisar e questionar como era feito uma série, quem era a pessoa atrás do crédito diretor de fotografia, diretor de arte, produtor…. tem um lugar especial na minha lista de séries preferidas 🙂

De 1994 até hoje, são mais de 25 anos de diferença, muita coisa mudou… uma série televisiva, dependendo do canal que irá exibir a obra, terá suas regras quanto a mostrar ou não nomes e logotipos de marcas pré existentes. Como a produção executiva lida com esta questão na hora de produzir uma série?

Para saber mais sobre o tema, inscreva-se no curso “A Produção Executiva no Audiovisual”!