Uma trilha de cursos ministrados por alguns dos maiores nomes da produção audiovisual no Brasil que apresenta de forma prática e objetiva tudo o que um produtor cinematográfico precisa saber para exercer plenamente esta função dentro da indústria audiovisual.
A Jornada propõe uma trilha de 5 cursos ao longo do 2º semestre – que podem ser feitos de forma integral (15% de desconto) ou independente – em que você monta a sua trilha de acordo com o seu interesse.
/índice da trilha
Curso I – A Produção Executiva no Audiovisual
com Carol Scalice
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 22 a 25 de julho. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.
Curso II – Diversidade, Inclusão e Compliance no Audiovisual
com Aila Sampaio e Babi Teles
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 26 a 28 de agosto. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.
Curso III – Orçamento Estratégico de Filmes e Séries
com Camila Groch
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 9 a 11 de setembro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.
Curso IV – Intensivo de Movie Magic Budgeting
com Helena Sambo
Online ao vivo – de 30 de setembro a 2 de outubro de 2024
Segunda a quarta, das 19h às 21h30
Curso V – O Conteúdo Audiovisual no Novo Mercado Global
com Felipe Herz Boclin
Online ao vivo – de 14 a 17 de outubro de 2024
Segunda a quinta, das 19h às 21h30
*Os cursos acontecem de forma online ao vivo, mas caso você não possa estar presente em todas as aulas, não se preocupe, elas são disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para quem adquirir a trilha completa e ficam acessíveis até o término de todos os cursos.
/conteúdo dos cursos
Curso I – A Produção Executiva no Audiovisual
com Carol Scalice
Através da experiência de quase 20 anos trabalhando com audiovisual, 14 dos quais como produtora executiva, o curso de Carol Scalice tem como objetivo focar no escopo de trabalho da produção executiva, demonstrando detalhes da rotina de trabalho, processos, a relação da produção executiva com profissionais de outros departamentos, estruturação de orçamento, decupagem de produção e todas as demais fases da cadeia produtiva de projetos audiovisuais para cinema, TV e streaming.
Aula 1
- O que faz uma Produtora Executiva?
- A relação entre Produtor/ Showrunner e Produtora Executiva
- Job description/ Descrição do trabalho – por que tão importante?
Aula 2
- Organograma de uma equipe de Produção Executiva
- A relação entre Produtora Executiva e os chefes de departamento
Aula 3
- Estruturação de um orçamento de série/ filme – como fazer?
- Avaliação de uma cena de uma série (decupagem/ estudos orçamentários/ planejamento)
Aula 4
- Produtora Executiva nas fases de um projeto: desenvolvimento/ preparação/ pré-produção/ filmagem/ pós-produção
- Liderança/ Respeito/ Cobrança/ Empatia/ Inclusão – palavras importantes na Produção Executiva
- Considerações finais
Curso II – Diversidade, Inclusão e Compliance no Audiovisual
com Aila Sampaio e Babi Teles
O ambiente da produção audiovisual é muito informal, relacional e hierárquico. Os tempos de realização de um projeto são geralmente curtos e intensos. No Brasil, novelas estão começando a ser produzidas fora dos muros dos grandes estúdios, streamings e grupos internacionais chegam com novas exigências, como códigos de conduta, política de integridade, canais de denúncia, treinamentos antiassédio, coordenação de cenas íntimas, entre outros.
Todo esse contexto tem trazido novos desafios de cultura, gestão e clima nos ambientes de trabalho. As jornadas são intensas e a pressão por orçamento (fazer mais com menos) é cada vez maior. Uma pesquisa rodada em março de 2022 pela UNI Global Union e pela Federação Internacional de Atores (FIA) aponta que mais de 80% das pessoas que participam de uma produção audiovisual relatam ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência. Olhando para o recorte de grupos historicamente minorizados, o percentual aumenta para 95%.
As equipes envolvidas em uma produção trabalham para diversos estúdios a cada ano e isso torna a preocupação com eventuais retaliações uma constante, já que ao fazerem uma reclamação, podem não ser contratados para outro projeto.
Além disso, historicamente, profissionais do audiovisual aprendem a gerenciar pessoas na prática, ou seja, o aprendizado se dá fazendo, errando e acertando. Existe uma lacuna importante de desenvolvimento formal estruturado de soft skills global para pessoas do audiovisual.
Neste curso, conduzido por Aila Sampaio e Babi Teles – duas das maiores especialistas em Pessoas e Cultura do mercado brasileiro – propomos uma abordagem direta e prática sobre esse tema que é atual e urgente. Durante as aulas, apresentaremos um panorama global da indústria audiovisual, daremos enfoque às ferramentas de liderança, gestão de crise, mediação de conflitos, comunicação inclusiva; discutiremos como a gestão de pessoas pode ser uma ferramenta importante para o combate ao assédio, a importância e abrangência do Compliance; utilizaremos cases e faremos debates sobre os temas com os participantes. As diferentes perspectivas trarão maior riqueza para a conversa e irão gerar maior impacto no processo de aprendizagem.
Um curso para produtores, técnicos, elenco, aspirantes, contratados, contratantes… enfim todos que exercem ou querem exercer uma função na indústria audiovisual com produtividade e eficiência, mas também com respeito, segurança e acolhimento.
Aula 1
- Contexto que estamos inseridos
- Panorama global do audiovisual
- WTF são soft skills?
- Gap entre pessoas x negócio x estratégia
- Atividade: audiovisual é feito coletivamente, mas será que é feito colaborativamente?
- Como influenciar pessoas e contribuir para uma nova dinâmica de trabalho e de relações
- Princípios inclusivos de gestão e mobilização de pessoas
- Mediação de conflitos
- Condução de conversas difíceis
- Comunicação inclusiva
- Feedback
Aula 2
- Problemas vão acontecer
- Compliance -> Pertencimento
- Como gerenciar uma denúncia de um jeito humanizado
- Atividade: Estudo de caso
- Próxima aula: ted talk verna meyers
Aula 3
- Como criar um ambiente de prevenção aos problemas
- Conceitos diversidade x equidade x inclusão
- Grupos historicamente minorizados
- Brave space (conversas corajosas)
- Atividade: role play (ferramentas)
- Pocket learning
Curso III – Orçamento Estratégico de Filmes e Séries
com Camila Groch
Quando assistimos a um filme ou uma série com imagens impressionantes, uma bela direção de arte e figurino, grandes atores, fotografia elaborada, efeitos especiais, músicas famosas etc, logo pensamos “devem ter investido uma fortuna para conseguir fazer esse filme!”. Mas nem sempre é assim.
Às vezes, a habilidade com que a produção administra o orçamento pode fazer parecer que o filme custou muito mais caro do que realmente custou. Ou, ainda, “imprimir” alta qualidade estética, técnica e dramatúrgica na tela, mesmo com recursos limitados. Isso se chama “Valor de produção”.
Criado a partir da experiência de mercado de Camila Groch, como realizadora de filmes e séries, empreendedora e executiva do streaming, este curso irá apresentar a lógica por trás dos números para se conseguir traduzir a visão criativa em desenho de produção, distribuir os recursos de forma estratégica e agregar “valor de produção” a filmes e séries de ficção.
O que compõe o custo de uma obra? Quais as proporções de valores para as diferentes etapas e departamentos de um projeto? Se ainda não tem um roteiro, como construir uma ordem de grandeza ou premissas (assumptions)? Quais as ferramentas e como ter controle sobre a execução e remanejos? Como gerar e o que determina o “valor de produção”? Como avaliar se o resultado (outcome) é positivo?
Durante as aulas, iremos explorar essas e outras questões, partindo de experiências práticas, e de uma visão integrativa entre escolhas artísticas e dimensionamento de projeto. Vamos navegar pela lógica de construção de orçamento, aprofundar elementos chave, conhecer ferramentas para criar e, principalmente, gerir criativamente a execução da obra ao longo das suas diferentes etapas.
Faremos estudos de casos para aplicação dos conceitos, e compartilharemos um modelo racional para criar estimativas que vão além da simples leitura de dados de análise técnica do roteiro, bíblia ou argumento.
Aula 1 – Elementos chave
- Explorar conceitos como ATL, BTL, Premissas (Assumptions), Orçamento de Trabalho x Orçamento Aprovado (Locked), Fluxo de Caixa, Taxa, Contingência, Bottled Episode, Block Shooting , entre outros pilares do orçamento.
- A relação dos diferentes departamentos e etapas com a construção do orçamento global.
Aula 2 – Formatos e estratégia de investimento
- Aplicar conceitos na prática em diferentes plataformas de orçamento como Excel e MMB. O racional utilizado, o funcionamento, e as nuances de cada ferramenta ao integrar os dados.
- Estratégia de distribuição e priorização de investimento.
- Relatórios: gerenciando Saldos, Imprevistos e Remanejos.
- Cash Rebate e Fluxo Invertido.
Aula 3 – Custo X Valor = Onde mora o valor de produção?
- Discussão de caso para materializar “Valor de Produção”.
- Inovação: itens que agora integram o orçamento, por um workflow e ambiente de trabalho mais saudável.
Curso IV – Intensivo de Movie Magic Budgeting
com Helena Sambo
O Movie Magic Budgeting é a ferramenta de orçamento e planejamento para projetos de cinema e TV mais utilizada pelos estúdios e produtoras em todo o mundo.
O software tem um formato intuitivo e flexível, permitindo a criação e edição de orçamentos abrangentes e gestão detalhada para todos os tipos de produção.
Além de possuir potentes funções que agilizam e solidificam a confecção do orçamento, atualmente a sua entrega em formato MMB é solicitada pelos principais canais e plataformas internacionais.
O curso irá apresentar todos os recursos disponíveis no programa e explorar de forma prática as ferramentas características do MMB.
* Não é obrigatório, mas para um melhor aproveitamento do curso recomendamos que o/a aluno/a obtenha o programa MMB.
Aula 1 – Introdução ao MMB / Templates / Estruturação de Orçamento
Nesta aula iremos conhecer um pouco do programa, dos recursos disponíveis. Aprender como importar um modelo de orçamento, abrir, salvar. Navegar pela ferramenta. Navegar dentro do orçamento entre os níveis e subníveis.
- Introdução à interface da ferramenta Movie Magic Budgeting
- Templates (modelos) de orçamentos e Planos de Conta
- Como estruturar um orçamento
- Níveis e subníveis de orçamento: Do Topsheet ao Detailed Account
Aula 2 – Ferramentas e Setups: Globals, Groups, Fringes, Units
Nesta aula começaremos a orçar de fato, explorando as ferramentas características do programa. Iremos criar um orçamento linha a linha.
- Ferramentas utilizadas para estruturar o orçamento e torná-lo passível de ajustes e atualizações
- Globals (variáveis) e Grupos, Unidades de orçamento e Impostos
Aula 3 – Ajustes finais orçamento / Suborçamentos /Comparações e Exportação de dados
Nesta aula iremos aprender a avaliar um orçamento pronto ou semipronto. Fazer os ajustes finais necessários. Iremos ver os modelos de relatórios possíveis de serem impressos e exportados. Criaremos versões do orçamento para serem disponibilizadas conforme o recorte desejado pelo produtor. Aprenderemos a controlar alterações e comparar diferentes versões de um mesmo orçamento.
- Revisão do orçamento com as ferramentas disponíveis
- Criar Suborçamentos a partir de grupos
- Comparação entre versões de orçamento
- Tipos de exportação possível na ferramenta.
Curso V – O Conteúdo Audiovisual no Novo Mercado Global
com Felipe Herz Boclin
Temas centrais nos principais eventos da indústria audiovisual, a coprodução internacional e o consumo de séries e filmes de língua não-inglesa, colocam o Brasil em posição de novas oportunidades. Estamos todos, tanto como consumidores quanto como profissionais, inseridos em uma nova ordem global na indústria de entretenimento e mídia. Compreender as forças que impulsionam toda a cadeia produtiva, desde a demanda até a distribuição, produção e criação, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, torna-se essencial. No nosso curso, buscaremos explorar perspectivas relacionadas a negócios, consumo, conteúdo, aspectos culturais e comportamentais que influenciam uma nova forma de atuar em um novo mercado global de conteúdo.
AULA 1 – Uma visão de negócios & demanda
- Indústria: Alinhamento sobre Mercado, Produto, Consumo
- Forças que atuam sob a Indústria Audiovisual
- Demanda: Pensando como os executivos
AULA 2 – A nova demanda por conteúdo internacional
- Modelos de negócios e o Streaming
- Efeitos de similaridade entre mercados e seus efeitos sob o consumo de conteúdo local e internacional
- Cronologia e impacto: o efeito NETFLIX
- Causa e Efeito: O fenômeno não planejado do conteúdo internacional
- Causa e Efeito 2: A nova cara da produção e coprodução internacional
AULA 3 – O novo conteúdo global
- A visão de roteiristas, produtores e distribuidores
- Estudo de caso: Positivo e Negativo
- A relevância dos países hubs de produção e exportação internacional
AULA 4 – O Brasil no mercado global e o novo profissional global
- Dados & Números
- O atual cenário de exportação do conteúdo brasileiro no mundo
- Atitude: Visão ampliada & Planejamento
- Se jogando: Prospecção, fontes de pesquisa, mídias, feiras, festivais e eventos internacionais
- O novo pitch: muito além da sinopse
- Dicas, Referências e sugestões
Aluno(a)
Público: Estudantes e profissionais do audiovisual em qualquer área: executivos produtores, roteiristas e criadores.
Carga horária total – 17 encontros – 45 horas e 30 minutos
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.