Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Jornada de Produção Audiovisual

com
Aila Sampaio, Babi Teles, Camila Groch, Carol Scalice, Helena Sambo e Felipe Boclin
> Uma trilha de cursos para você aprender, do começo ao fim, tudo sobre a realização de projetos audiovisuais.

/data

22 de julho a 17 de outubro de 2024

conforme descrição de cada curso

/categoria

curso online ao vivo - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Uma trilha de cursos ministrados por alguns dos maiores nomes da produção audiovisual no Brasil que apresenta de forma prática e objetiva tudo o que um produtor cinematográfico precisa saber para exercer plenamente esta função dentro da indústria audiovisual.

A Jornada propõe uma trilha de 5 cursos ao longo do 2º semestre – que podem ser feitos de forma integral (15% de desconto) ou independente – em que você monta a sua trilha de acordo com o seu interesse.

/índice da trilha

Curso I – A Produção Executiva no Audiovisual

com Carol Scalice

*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 22 a 25 de julho. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.

Curso II – Diversidade, Inclusão e Compliance no Audiovisual

com Aila Sampaio e Babi Teles

*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 26 a 28 de agosto. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.

Curso III – Orçamento Estratégico de Filmes e Séries 

com Camila Groch

*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 9 a 11 de setembro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem a trilha completa.

Curso IV – Intensivo de Movie Magic Budgeting

com Helena Sambo

Online ao vivo – de 30 de setembro a 2 de outubro de 2024
Segunda a quarta, das 19h às 21h30

Curso V – O Conteúdo Audiovisual no Novo Mercado Global

com Felipe Herz Boclin

Online ao vivo – de 14 a 17 de outubro de 2024
Segunda a quinta, das 19h às 21h30

*Os cursos acontecem de forma online ao vivo, mas caso você não possa estar presente em todas as aulas, não se preocupe, elas são disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para quem adquirir a trilha completa e ficam acessíveis até o término de todos os cursos.

 

/conteúdo dos cursos

Curso I – A Produção Executiva no Audiovisual

com Carol Scalice

Através da experiência de quase 20 anos trabalhando com audiovisual, 14 dos quais como produtora executiva, o curso de Carol Scalice tem como objetivo focar no escopo de trabalho da produção executiva, demonstrando detalhes da rotina de trabalho, processos, a relação da produção executiva com profissionais de outros departamentos, estruturação de orçamento, decupagem de produção e todas as demais fases da cadeia produtiva de projetos audiovisuais para cinema, TV e streaming. 

Aula 1

  • O que faz uma Produtora Executiva?
  • A relação entre Produtor/ Showrunner e Produtora Executiva
  • Job description/ Descrição do trabalho – por que tão importante?

Aula 2

  • Organograma de uma equipe de Produção Executiva
  • A relação entre Produtora Executiva e os chefes de departamento

Aula 3

  • Estruturação de um orçamento de série/ filme – como fazer?
  • Avaliação de uma cena de uma série (decupagem/ estudos orçamentários/ planejamento)

Aula 4

  • Produtora Executiva nas fases de um projeto: desenvolvimento/ preparação/ pré-produção/ filmagem/ pós-produção
  • Liderança/ Respeito/ Cobrança/ Empatia/ Inclusão – palavras importantes na Produção Executiva
  • Considerações finais

 

Curso II – Diversidade, Inclusão e Compliance no Audiovisual

com Aila Sampaio e Babi Teles

O ambiente da produção audiovisual é muito informal, relacional e hierárquico. Os tempos de realização de um projeto são geralmente curtos e intensos. No Brasil, novelas estão começando a ser produzidas fora dos muros dos grandes estúdios, streamings e grupos internacionais chegam com novas exigências, como códigos de conduta, política de integridade, canais de denúncia, treinamentos antiassédio, coordenação de cenas íntimas, entre outros. 

Todo esse contexto tem trazido novos desafios de cultura, gestão e clima nos ambientes de trabalho. As jornadas são intensas e a pressão por orçamento (fazer mais com menos) é cada vez maior. Uma pesquisa rodada em março de 2022 pela UNI Global Union e pela Federação Internacional de Atores (FIA) aponta que mais de 80% das pessoas que participam de uma produção audiovisual relatam ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência. Olhando para o recorte de grupos historicamente minorizados, o percentual aumenta para 95%.

As equipes envolvidas em uma produção trabalham para diversos estúdios a cada ano e isso torna a preocupação com  eventuais retaliações uma constante, já que ao fazerem uma reclamação, podem não ser contratados para outro projeto.

Além disso, historicamente, profissionais do audiovisual aprendem a gerenciar pessoas na prática, ou seja, o aprendizado se dá fazendo, errando e acertando. Existe uma lacuna importante de desenvolvimento formal estruturado de soft skills global para pessoas do audiovisual. 

Neste curso, conduzido por Aila Sampaio e Babi Teles – duas das maiores especialistas em Pessoas e Cultura do mercado brasileiro – propomos uma abordagem direta e prática sobre esse tema que é atual e urgente. Durante as aulas, apresentaremos um panorama global da indústria audiovisual, daremos enfoque às ferramentas de liderança, gestão de crise, mediação de conflitos, comunicação inclusiva; discutiremos como a gestão de pessoas pode ser uma ferramenta importante para o combate ao assédio, a importância e abrangência do Compliance; utilizaremos cases e faremos debates sobre os temas com os participantes. As diferentes perspectivas trarão maior riqueza para a conversa e irão gerar maior impacto no processo de aprendizagem.

Um curso para produtores, técnicos, elenco, aspirantes, contratados, contratantes… enfim todos que exercem ou querem exercer uma função na indústria audiovisual com produtividade e eficiência, mas também com respeito, segurança e acolhimento.

Aula 1

  • Contexto que estamos inseridos
  • Panorama global do audiovisual
  • WTF são soft skills?
  • Gap entre pessoas x negócio x estratégia
  • Atividade: audiovisual é feito coletivamente, mas será que é feito colaborativamente?
  • Como influenciar pessoas e contribuir para uma nova dinâmica de trabalho e de relações
  • Princípios inclusivos de gestão e mobilização de pessoas
    • Mediação de conflitos
    • Condução de conversas difíceis
    • Comunicação inclusiva
    • Feedback

Aula 2

  • Problemas vão acontecer
  • Compliance -> Pertencimento
  • Como gerenciar uma denúncia de um jeito humanizado
  • Atividade: Estudo de caso
  • Próxima aula: ted talk verna meyers

Aula 3

  • Como criar um ambiente de prevenção aos problemas
  • Conceitos diversidade x equidade x inclusão
  • Grupos historicamente minorizados
  • Brave space (conversas corajosas)
  • Atividade: role play (ferramentas)
  • Pocket learning

 

Curso III – Orçamento Estratégico de Filmes e Séries

com Camila Groch

Quando assistimos a um filme ou uma série com imagens impressionantes, uma bela direção de arte e figurino, grandes atores, fotografia elaborada, efeitos especiais, músicas famosas etc, logo pensamos “devem ter investido uma fortuna para conseguir fazer esse filme!”. Mas nem sempre é assim.

Às vezes, a habilidade com que a produção administra o orçamento pode fazer parecer que o filme custou muito mais caro do que realmente custou. Ou, ainda, “imprimir” alta qualidade estética, técnica e dramatúrgica na tela, mesmo com recursos limitados. Isso se chama “Valor de produção”.

Criado a partir da experiência de mercado de Camila Groch, como realizadora de filmes e séries, empreendedora e executiva do streaming, este curso irá apresentar a  lógica por trás dos números para se conseguir traduzir a visão criativa em desenho de produção, distribuir os recursos de forma estratégica e agregar “valor de produção” a filmes e séries de ficção.

O que compõe o custo de uma obra? Quais as proporções de valores para as diferentes etapas e departamentos de um projeto? Se ainda não tem um roteiro, como construir uma ordem de grandeza ou premissas (assumptions)? Quais as ferramentas e como ter controle sobre a execução e remanejos? Como gerar e o que determina o “valor de produção”? Como avaliar se o resultado (outcome) é positivo?

Durante as aulas, iremos explorar essas e outras questões, partindo de experiências práticas, e de uma visão integrativa entre escolhas artísticas e dimensionamento de projeto. Vamos navegar pela lógica de construção de orçamento, aprofundar elementos chave, conhecer ferramentas para criar e, principalmente, gerir criativamente a execução da obra ao longo das suas diferentes etapas.

Faremos estudos de casos para aplicação dos conceitos, e compartilharemos um modelo racional para criar estimativas que vão além da simples leitura de dados de análise técnica do roteiro, bíblia ou argumento.

Aula 1 – Elementos chave 

  • Explorar conceitos como ATL, BTL, Premissas (Assumptions), Orçamento de Trabalho x Orçamento Aprovado (Locked), Fluxo de Caixa, Taxa, Contingência, Bottled Episode, Block Shooting , entre outros pilares do orçamento.
  • A relação dos diferentes departamentos e etapas com a construção do  orçamento global.

Aula 2 – Formatos e estratégia de investimento

  • Aplicar conceitos na prática em diferentes plataformas de orçamento como Excel e MMB. O racional utilizado, o funcionamento, e as nuances de cada ferramenta ao integrar os dados.
  • Estratégia de distribuição e priorização de investimento.
  • Relatórios: gerenciando Saldos, Imprevistos e Remanejos.
  • Cash Rebate e Fluxo Invertido.

Aula 3 – Custo X Valor = Onde mora o valor de produção? 

  • Discussão de caso para materializar “Valor de Produção”.
  • Inovação: itens que agora integram o orçamento, por um workflow e ambiente de trabalho mais saudável.

 

Curso IV – Intensivo de Movie Magic Budgeting

com Helena Sambo

O Movie Magic Budgeting é a ferramenta de orçamento e planejamento para projetos de cinema e TV mais utilizada pelos estúdios e produtoras em todo o mundo.

O software tem um formato intuitivo e flexível, permitindo a criação e edição de orçamentos abrangentes e gestão detalhada para todos os tipos de produção. 

Além de possuir potentes funções que agilizam e solidificam a confecção do orçamento, atualmente a sua entrega em formato MMB é solicitada pelos principais canais e plataformas internacionais.

O curso irá apresentar todos os recursos disponíveis no programa e explorar de forma prática as ferramentas características do MMB.

* Não é obrigatório, mas para um melhor aproveitamento do curso recomendamos que o/a aluno/a obtenha o programa MMB.

Aula 1 – Introdução ao MMB / Templates / Estruturação de Orçamento

Nesta aula iremos conhecer um pouco do programa, dos recursos disponíveis. Aprender como importar um modelo de orçamento, abrir, salvar. Navegar pela ferramenta. Navegar dentro do orçamento entre os níveis e subníveis.

  • Introdução à interface da ferramenta Movie Magic Budgeting
  • Templates (modelos) de orçamentos e Planos de Conta
  • Como estruturar um orçamento
  • Níveis e subníveis de orçamento: Do Topsheet ao Detailed Account

Aula 2 – Ferramentas e Setups: Globals, Groups, Fringes, Units

Nesta aula começaremos a orçar de fato, explorando as ferramentas características do programa. Iremos criar um orçamento linha a linha.

  • Ferramentas utilizadas para estruturar o orçamento e torná-lo passível de ajustes e atualizações
  • Globals (variáveis) e Grupos, Unidades de orçamento e Impostos

Aula 3 – Ajustes finais orçamento / Suborçamentos /Comparações e Exportação de dados

Nesta aula iremos aprender a avaliar um orçamento pronto ou semipronto. Fazer os ajustes finais necessários. Iremos ver os modelos de relatórios possíveis de serem impressos e exportados. Criaremos versões do orçamento para serem disponibilizadas conforme o recorte desejado pelo produtor. Aprenderemos a controlar alterações e comparar diferentes versões de um mesmo orçamento.

  • Revisão do orçamento com as ferramentas disponíveis
  • Criar Suborçamentos a partir de grupos
  • Comparação entre versões de orçamento
  • Tipos de exportação possível na ferramenta.

 

Curso V – O Conteúdo Audiovisual no Novo Mercado Global

com Felipe Herz Boclin

Temas centrais nos principais eventos da indústria audiovisual, a coprodução internacional e o consumo de séries e filmes de língua não-inglesa, colocam o Brasil em posição de novas oportunidades. Estamos todos, tanto como consumidores quanto como profissionais, inseridos em uma nova ordem global na indústria de entretenimento e mídia. Compreender as forças que impulsionam toda a cadeia produtiva, desde a demanda até a distribuição, produção e criação, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, torna-se essencial. No nosso curso, buscaremos explorar perspectivas relacionadas a negócios, consumo, conteúdo, aspectos culturais e comportamentais que influenciam uma nova forma de atuar em um novo mercado global de conteúdo.

AULA 1 – Uma visão de negócios & demanda

  • Indústria: Alinhamento sobre Mercado, Produto, Consumo 
  • Forças que atuam sob a Indústria Audiovisual 
  • Demanda: Pensando como os executivos 

AULA 2 – A nova demanda por conteúdo internacional

  • Modelos de negócios e o Streaming 
  • Efeitos de similaridade entre mercados e seus efeitos sob o consumo de conteúdo local e internacional
  • Cronologia e impacto: o efeito NETFLIX 
  • Causa e Efeito: O fenômeno não planejado do conteúdo internacional
  • Causa e Efeito 2: A nova cara da produção e coprodução internacional

AULA 3 – O novo conteúdo global

  • A visão de roteiristas, produtores e distribuidores
  • Estudo de caso: Positivo e Negativo
  • A relevância dos países hubs de produção e exportação internacional

AULA 4 – O Brasil no mercado global e o novo profissional global

  • Dados & Números
  • O atual cenário de exportação do conteúdo brasileiro no mundo
  • Atitude: Visão ampliada & Planejamento
  • Se jogando: Prospecção, fontes de pesquisa, mídias, feiras, festivais e eventos internacionais
  • O novo pitch: muito além da sinopse
  • Dicas, Referências e sugestões

 

Aluno(a)

Público: Estudantes e profissionais do audiovisual em qualquer área: executivos produtores, roteiristas e criadores.

Carga horária total – 17 encontros – 45 horas e 30 minutos

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

sobre o professor

Professor

  • Aila Sampaio
    Aila Sampaio, mulher cis branca e pansexual. Mãe de Benito. Formada em Psicologia com especializações em estudo do comportamento humano, liderança criativa e artística, cultura de respeito, combate ao assédio, gestão de crises, mediação de conflito e implantação de estratégias sustentáveis para criar ambientes criativos inclusivos. Apaixonada pela indústria criativa, com trajetória profissional em Recursos Humanos e transformação cultural no audiovisual de mais de 19 anos. Passou pela Globo, Shell, Tim, Sanofi e por último, foi Diretora de RH para Produções da América Latina na Netflix. Atualmente empreende na Azeitona Pessoas e Cultura, uma consultoria focada em acelerar o processo de transformação cultural na indústria criativa.
  • Babi Teles
    Babi Teles é jornalista e há mais de 15 anos trabalho com recursos humanos. Fiz carreira em empresa brasileira, tendo trabalhado na Líbia, com desafios específicos na Tunísia, Tailândia, Sri Lanka e diversas cidades do próprio Brasil. Após uma intensa experiência corporativa, fui para o Babson College nos Estados Unidos, quando decidi ingressar no mundo do empreendedorismo e também atuar como palestrante, facilitadora e consultora de projetos de inovação em RH e desenho de carreira. Recentemente lancei meu primeiro livro, “Sem medo, sem rumo”, e fui convidada para compor mesa na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - em julho de 2018 - e também o lancei na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto de 2018. Entre 2021 e 2023, desempenhei a função de Head of Culture & People Experience na DeÔnibus.com, para aprender enquanto desenvolvo práticas de uma Cultura de Trabalho aberta e inclusiva. Desde 2019, também sou investidor de startups, consultor de inovação e Estratégia. Conselheiro de Cultura, Liderança e Gestão em pequenas, médias e grandes empresas. Em meados de 2023, me juntei a Aila Sampaio para co-construir a Azeitona Consultoria.
  • Camila Groch
    Camila Groch é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do RS, é Produtora Executiva com especialização em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico pela Fundación Carolina (Madrid), sócia fundadora da Groch Filmes, e ex-executiva da Netflix onde liderou a produção de dezenas de títulos, entre eles “Sintonia”, “Todo Dia a Mesma Noite”, “Carga Máxima" entre outros. Começou sua carreira no final dos anos 90, com a retomada do cinema brasileiro, tendo entre os títulos assinados como Executiva freelancer as duas temporadas da série “Coisa Mais Linda”, os longas “7 Prisioneiros”, “Divórcio”, "Modo Avião", “Cheiro do Ralo”, e o documental francês “Woman”. Com passagem por laboratórios internacionais como Talent Campus e Produire au Sud, acumula 25 anos de experiência ao longo dos quais consolidou parceria com renomados talentos e empresas do setor como O2 Filmes, Pródigo, Filmland, A Fábrica, entre outros, e integrou coproduções com EUA, Argentina e Europa veiculadas pelas principais plataformas, TV e Cinema. De 2020 a 2022 atuou como Executiva de Produção na Netflix. Através da Groch Filmes, produz projetos proprietários, obras para o circuito das artes visuais (MASP, Fundação Bienal), e production services para cias estrangeiras que filmam no Brasil. Na área de capacitação, palestras e consultorias, tem passagem pelo SENAC-SP, FAAP, FSA e PUC-RS, É fundadora e conselheira da União Nacional de Produtores Executivos, UPEX, criada durante a pandemia. Atualmente, além das atividades em consultoria e formação, tem projetos em andamento com França, EUA, Argentina e Brasil.
  • Carol Scalice
    Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UNESP (2003). Trabalha no audiovisual há 20 anos, onde passou por todos os estágios de hierarquia no departamento de Produção e, nos últimos 15 anos, na Produção Executiva. Foi assistente de produção dos longas-metragens Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes) e Falsa Loura (Carlos Reichenbach), assistente de produção executiva e produtora de lançamento de Não Por Acaso (Philippe Barcinski), O Banheiro do Papa (César Charllone e Henrique Fernández) e Ensaio Sobre a Cegueira (Fernando Meirelles). Na Boutique Filmes, entre 2013 e 2021, atuou no departamento de não ficção como coordenadora de produção executiva e diretora de produção em projetos como Infância Roubada e A Grande Luta (HBO Brasil), em ficção atuou como produtora executiva nas séries Mal me Quer (Warner Channel), Onisciente, 3% e Temporada de Verão (estes últimos da Netflix), dentre outros. A partir de 2021, na Paranoid Filmes, atuou como produtora executiva nos projetos Grande Sertão (longa metragem - adaptação da obra de Guimarães Rosa com direção de Guel Arraes), O Jogo que mudou a história (parceria da Paranoid com a Afroreggae, série com criação de José Júnior) e DNA do Crime temporada 1 (série com criação e direção geral de Heitor Dhalia). Como freelancer, foi produtora executiva da série Rensga Hits! (temporadas 2 e 3) pela Glaz Entretenimento junto a GloboPlay, atuou como executiva line producer em 2 longas incentivados pela Movioca Content House, Netlovers de Daniel Caselli e Eu & Elis, docudrama baseado no livro de mesmo título de João Marcelo Bôscoli, com direção de André Bushatsky, e também vem atuando como consultora de produção executiva na reestruturação junto a equipe e procedimentos de produção, consultoria de estudos de orçamento de longas e séries. Atualmente está contratada da Preta Portê Filmes, da produtora e diretora Juliana Vicente.
  • Helena Sambo
    Formada em Audiovisual pela ECA/USP, possui especialização em Controladoria pela Saint Paul Escola de Negócios e MBA em Gestão Financeira pela FGV. Começou a atuar na área de Cinema fazendo prestação de contas para projetos feitos com recursos públicos como Ancine, FSA e Proac. Posteriormente tornou-se Controller, tendo no currículo filmes e séries como “Marighella”, “Pico da Neblina”, “Irmandade - 1ª Temporada”. Trabalhou nas produtoras O2 Filmes, Mixer Films e na Netflix como especialista financeira. Atualmente atua como Gerente de Controladoria e participa de projetos de ensino voltado à formação de Controllers para o mercado.
  • Felipe Herz Boclin
    Felipe Herz Boclin vem desenvolvendo sua carreira na indústria de mídia e entretenimento, onde conseguiu unir sua paixão pelo storytelling e negócios. Formado em Administração de empresas e se consolidando como executivo de marketing, é também consultor, criador e empreendedor. Felipe tem mais de 15 anos de experiência moldando planos estratégicos para empresas líderes no mercado de tv nacional e internacional. Liderou projetos de marketing em canais como Universal Channel (Globosat) e FOX Sports (FOX), onde foi responsável pela implementação de dezenas de campanhas de massa como a Fifa WorldCup 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. No entanto, foi na GLOBO que passou por mais de 13 anos na área de Negócios Internacionais. Liderou e colaborou ativamente para o desenvolvimento de negócios na distribuição de canais internacionais e no licenciamento de novelas, séries, formatos, documentários e filmes no mundo. Trazendo experiência, paixão e mentalidade, fundou a The Creators Bridge – uma agência comercial com sede no Brasil focada em identificar e comercializar ativos audiovisuais para servir a uma nova indústria audiovisual global.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights