Sonia Guggisberg é Pós-doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como artista, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e Individuais, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90.Com o foco em questões do documentario artístico em formato curta e longa metragem, seus trabalhos são em fotografia, site specific, instalação em vídeo e som.
www.soniaguggisberg.com
/People
Cursos nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, design, empreendedorismo, literatura e bem-estar, promovidos por profissionais renomados.
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Lorenna Montenegro é crítica de cinema, curadora, roteirista, jornalista cultural e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá.
Ministra cursos sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de espanáveis afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista - como As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural documentarista Flavia Guerra. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema.
Bruna Piccazio é artista, professora, pesquisadora independente e encabeça projetos e criações artísticas transdisciplinares. Realizou a curadoria do projeto Inquietos, premiado pela FUNARTE em 2015, e que teve como objetivo criar um espaço de prática e reflexão sobre a fusão entre corpo, som e movimento, fruto do estudo prático e teórico que iniciou há 15 anos. Criou uma performance no projeto arquitetônico sonoro Morske Orgulje, em Zadar, além dos espetáculos Imagem Sonora, Lou Harrison: Percussão em Movimento, Fris Som, Pele Sonora, TRANS Inquietos, e a intervenção Interfaces. Formou-se em dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas, onde realizou pesquisas através de uma série de programas de incentivo acadêmico. É formada pelo curso História da Moda, na faculdade Senac, e cria indumentárias sonoras e objetos sonorocoreográficos.
Bruna Piccazio é artista, professora, pesquisadora independente e encabeça projetos e criações artísticas transdisciplinares. Realizou a curadoria do projeto Inquietos, premiado pela FUNARTE em 2015, e que teve como objetivo criar um espaço de prática e reflexão sobre a fusão entre corpo, som e movimento, fruto do estudo prático e teórico que iniciou há 15 anos. Criou uma performance no projeto arquitetônico sonoro Morske Orgulje, em Zadar, além dos espetáculos Imagem Sonora, Lou Harrison: Percussão em Movimento, Fris Som, Pele Sonora, TRANS Inquietos, e a intervenção Interfaces. Formou-se em dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas, onde realizou pesquisas através de uma série de programas de incentivo acadêmico. É formada pelo curso História da Moda, na faculdade Senac, e cria indumentárias sonoras e objetos sonorocoreográficos.
Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, Duda Leite sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor e roteirista em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, Duda cobriu os principais Festivais de Cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colaborou com revistas como Vogue, Playboy e Bravo. Desde 2012, Duda é curador do Music Video Festival, o maior Festival dedicado aos videoclipes no Brasil, que acontece anualmente no MIS. O curso “As Histórias do Videoclipe” foi ministrado pela primeira vez no SESC Guarulhos. Atualmente, Duda está fazendo a curadoria da exposição Musicais no Cinema, a ser inaugurada em novembro de 2019, no MIS.
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. Foi colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate, editora chefe do site cultural OitavaArte e escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em2018 participou da Feira Internacional de Guadalajara. Em 2019 participou da Bienal do Rio de Janeiro e da Bienal de Alagoas, além de diversos eventos em Clubes de Leitura, Oficinas de Escrita Criativa e Sescs. O "Peso do pássaro morto", finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Lançará em 2021 seu segundo livro.
*foto: Lorena Dini
Mariana Zatz é roteirista formada no Curso Superior do Audiovisual pela ECA-USP, além de ter realizado o curso de TV Writing pela Universidade de Columbia, em Nova York.
Começou a carreira como assistente de roteiro de séries, paralelamente escrevendo para internet, o que lhe rendeu muitos anos de prática na escrita de esquetes de comédia. Tornou-se roteirista-chefe do canal humorístico "Destruindo Relacionamentos" (posteriormente rebatizado "DR Oficial") entre 2015 e 2017, sendo criadora do formato de maior sucesso do canal, "Como Seria Se", disponível no YouTube.
Posteriormente, integrou diversas salas de roteiro para séries, entre elas: "Amarração Para o Amor", sitcom vencedora do PRODAV 2015, "Juacas", série infanto-juvenil veiculada pela Disney (segunda temporada), "HARD - a Herança Secreta", série de comédia veiculada pela HBO, e "Ninguém Tá Olhando", série de comédia vencedora do Emmy Internacional 2020 de Melhor Comédia, veiculada pela Netflix, na qual se tornou co-roteirista-chefe na fase final. Escreveu o roteiro para o segundo filme da Turma da Mônica, "Lições", dirigido por Daniel Rezende, que tem previsão de estreia para 2021.
André Ristum começou a trabalhar com Cinema em 1991 e em 1995 foi assistente de Direção de Bernardo Bertolucci em “Beleza Roubada”. Estudou cinema na NYU-SCE em 1997. Desde 1998 dirigiu vários curtas e documentários premiados, entre os quais o curta “De Glauber para Jirges”, selecionado para o Festival de Veneza de 2005. Em 2011 lançou “Meu País”, seu primeiro longa de ficção, que recebeu 6 prêmios no Festival de Brasília. Em 2015 lançou seu segundo longa metragem de ficção, “O outro lado do paraíso”,Melhor Filme no Festival Latino de Trieste e Melhor filme pelo Júri Popular em Gramado. Em 2018 lançou seu terceiro longa, “A voz do silêncio”, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem no Festival de Gramado, em 2018. Em 2019 foi produtor delegado do filme dirigido por Marco Bellocchio, “O Traidor”, que competiu no Festival de Cannes e foi o indicado italiano ao Oscar, e dirigiu para o Canal Brasil sua primeira série ficcional, “Colônia”, escrita com Marco Dutra e Rita Gloria Curvo.
*foto: Stella Carvalho
Premiado diretor e escritor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e o documentário A Negação do Brasil, melhor filme brasileiro do Festival É Tudo Verdade 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2004), ganhador de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), e RAÇA (2013), selecionado para vários festivais, entre eles, de Havana-Cuba, o FESPACO-África e Toulouse-França. Fez a première mundial do seu último longa MEU AMIGO FELA/MY FRIEND FELA no IFFR – International Film Festival Rotterdam, recebeu o prêmio Paul Robeson (melhor filme da Diáspora) no FESPACO / Burkina Faso, o Prêmio Especial do Júri Internacional do Festival É Tudo Verdade 2019 e os prêmios de melhor documentário do the 23rd edition of Ecrans Noirs Film Festival/Camarões e do The Pan African Film & Arts Festival 2020 / Los Angeles-USA.. Atualmente finaliza a montagem do seu novo longa ficcional O Pai da Rita.
Para a televisão, Joel Zito Araújo dirigiu o programa Espelho no Canal Brasil apresentado e produzido por Lázaro Ramos. Atualmente finaliza a montagem do seu novo longa ficcional O Pai da Rita.
Joel Zito Araújo fez seu doutorado em Ciências da comunicação na ECA/USP e seu pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos.
Autor de vários artigos para jornais e revistas do Brasil e do exterior, e dos livros: A Negação do Brasil – o negro na história da telenovela brasileira (Ed Senac) e O Negro na TV Pública (Ed. Fund. Palmares).
Foi criador e coordenador pedagógico dos cursos:
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema em Cuiabá (Out/2006 a Out/2008). Universidade de Cuiabá e MISC – Museu de Imagem e do Som de Cuiabá;
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema de Cabo Verde no M_EIA Instituto Internacional de Arte (jan a junho de 2011)- Mindelo/Ilha de São Vicente;
Curso de Cinema no Projeto de Cooperação Técnica Sul-Sul, Conexão Brasil-África / Aproximações Brasil-África Através do Cinema. Setembro/2013. em Dakar/Senegal.
Para a televisão, Joel Zito Araújo dirigiu o programa Espelho no Canal Brasil apresentado e produzido por Lázaro Ramos. Atualmente finaliza a montagem do seu novo longa ficcional O Pai da Rita.
Joel Zito Araújo fez seu doutorado em Ciências da comunicação na ECA/USP e seu pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos.
Autor de vários artigos para jornais e revistas do Brasil e do exterior, e dos livros:
∙A Negação do Brasil – o negro na história da telenovela brasileira (Ed Senac)
- O Negro na TV Pública (Ed. Fund. Palmares).
Foi criador e coordenador pedagógico dos cursos:
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema em Cuiabá (Out/2006 a Out/2008). Universidade de Cuiabá e MISC – Museu de Imagem e do Som de Cuiabá;
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema de Cabo Verde no M_EIA Instituto Internacional de Arte (jan a junho de 2011)- Mindelo/Ilha de São Vicente;
Curso de Cinema no Projeto de Cooperação Técnica Sul-Sul, Conexão Brasil-África / Aproximações Brasil-África Através do Cinema. Setembro/2013. em Dakar/Senegal.
Kity Féo nasceu em São Paulo. Estudou língua Italiana na Università Per Stranieri em Perugia (IT), Bell School em Cambridge (GB). Graduada em Cinema na FAAP. Trabalha como 1ª Assistente de Direção em Cinema e Seriados.
O Palhaço / O Filme da Minha Vida de Selton Mello, Narradores de Javé / O Sol do Meio Dia de Eliane Caffé, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias de Cao Hamburger, A Festa da Menina Morta de Matheus Nachtergaele, All The Invisible Clidren de Katia Lund, Redemoinho de José Luis Villamarim, Boleiros de Ugo Giorgetti, Entre Vales de Philippe Barcinsky, Sob Pressão de Andrucha Waddington, Serra Pelada / Tungstênio de Heitor Dhalia, Rio Eu Te Amo – Episódios Fernando Meirelles/ Cesar Charlone e Andrucha Waddington, Deserto de Guilherme Weber, A Paixão Segundo GH de Luiz Fernando Carvalho, Homem com H (em finalização) de Esmir Filho, Grande Sertão Veredas de Guel Arraes, Betinho (Globoplay) de Julio Andrade e Lipe Binder, Manas de Marianna Brennand, Pssica (Netflix) de Quico e Fernando Meirelles (em finalização). São alguns dos projetos que participou.
"A história de Kity Féo, 1ª Assistente de Direção de Cinema, se confunde com a própria realização do cinema brasileiro contemporâneo. Presente nos sets mais diversos e trabalhando em parcerias com os mais diferentes realizadores do país, dentre eles Andrucha Waddington, Philippe Barcinsky, Selton Mello, Fernando Meireles, Heitor Dhalia, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Carvalho, ela agrega seu talento ao dos diretores, realizando um cinema combativo, fraterno, político, documental e humanista."
Guilherme Weber
Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram na iconografia de heroínas da Antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio. É professora do MASP Escola, onde coordena o curso Histórias da Arte: De Giotto a Tintoretto.
Com passagens por algumas das principais produtoras do país (O2 Filmes, Mixer, Boutique, Bossa Nova, Globosat), Marcelo Montenegro escreveu e integrou a equipe de criação de diversas séries, como Lili, a Ex (GNT - indicada ao 1º Prêmio ABRA de roteiro em 2017), Sítio do Picapau Amarelo (Globo, Cartoon), O Negócio (HBO), 3% (Netflix), Descolados (MTV) e Julie e os Fantasmas (Band, Nickelodeon - APCA 2011 de melhor série infanto-juvenil e indicada ao EMMY 2012; a série ganhou uma adaptação americana, Julie and the Phantoms, pela Netlfix).
Formado em História com Pós-Graduação em Literatura, é também um dos principais nomes da nova poesia brasileira. Publicou os livros Orfanato Portátil (2003) - "encantamento foi o que senti ao ler a poesia de Marcelo Montenegro", segundo Sérgio Sant'Anna -, Garagem Lírica (2012) - "um conjunto de imagens desconcertantes", de acordo com Marçal Aquino - e Forte Apache (Companhia das Letras, 2018) - um dos vencedores do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional.